Coragem, segundo o dicionário, é firmeza de ânimo ante o perigo, as reveses, os sofrimento; ou no sentido figurado é constância, perseverança (com que se prossegue no que é difícil de conseguir).
Estive pensando sobre o real significado da coragem. O que é ser uma pessoa corajosa? É não ter medo?
Acredito que não. Medos fazem parte do ser humano. Não existe uma pessoa que não tenha medo...
Cada um com o seu, é claro. Medo de escuro, medo da morte, medo das perdas, medo de animais, medo dos sentimentos, medo da derrota,...
Coragem, para mim, nada mais é do que ato de enfrentar medo.
Eu, por exemplo, tenho medo de não ser feliz. O que eu faço de corajoso? Faço aquilo que me diverte, luto pelos meus objetivos, por mais impossíveis que pareçam ser, e não me acostumo com aquilo que não me faz bem.
Se eu me considero uma pessoa corajosa? Em partes. Ainda tenho muito que aprender, ainda tenho muito a arriscar. Meu maior medo sempre foi de errar, por isso pouco me arrisco. É aí que pretendo aplicar a minha "coragem". Quero me arriscar. Quero me jogar sem medo da queda, quero amar sem medo de ter o coração partido, quero experimentar novos sabores, quero caminhar na chuva, quero conhecer gente nova. Quero viver assim... sempre sonhando, sempre enfrentando meus medos, creio que só dessa forma continuarei sendo feliz.
Minha dica? O segredo é se jogar, mesmo. Enfrentar o medo. O frio na barriga, o nervosismo, tudo faz parte, o que não dá é pra se encolher frente o que nos deixa assim. CORAGEM!
Diana J. Ribeiro

Nenhum comentário:
Postar um comentário